terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Ah, mas vc ganha em euros!


"Ah, mas vc ganha em euros!"
" Deve ser muito bom ganhar em euros!"

  
Essa é a reação de algumas pessoas quando sabem que trabalho na Europa. Mas deixa só eu lembrar uma coisa...

Eu também gasto em euros

Pra vcs terem uma ideia, 1 pint (500ml) de cerveja da mais escrota, no bar mais barato, não encontro por menos de 5 euros (~23 reais). Comida e essas coisas ainda tem preços até aceitáveis, na contramão serviços são incrivelmente imensamente mais caros. 

Ontem tive um pequeno problema que me inspirou a fazer esse post, perdi a chave de casa. Infelizmente vivo só e a única maneira de entrar foi chamando um Chaveiro/Serralheiro. Adivinha quanto o cara me cobrou (aparentemente o preço normal) pra arrombar a fechadura e instalar outra? 742 funcking euros, isso mesmo, 3500 reais por perder uma chave.

Quando recebo mensagens dos meus excolegas no brasil perguntando quanta grana eu consigo guardar aqui eles se decepcionam. As diferenças salariais aqui na França são muitíssimo menores que no Brasil. Eu engenheiro, com 5 anos de experiência e um PhD ganho exatamente o dobro do cara que limpa o piso do prédio. Um médico tem que ralar pra caralho pra ganhar 4 vezes o salário do mesmo faxineiro. Enquanto no Brasil sabemos que essa diferença chega a 10-20 vezes facilmente.

Vejam bem colegas, longe de mim dizer que essa proximidade de salários é ruim. Não é esse o tema desse post. O que gostaria era de falar a verdade para os que acham que irão vir na Europa atingir FIRE em poucos anos: baixem bastaaaaante essas expectativas. Na verdade eu economizo a mesma quantidade de grana no final do mês que meus excolegas no Brasil, porém esse dinheiro vale muito mais no BR que aqui.

Então se eu poderia fazer mais grana pra atingir FIRE no Brasil pq continuo na Europa??
Pq pra mim o objetivo principal é a busca pela tranquilidade. E nesse ponto meus caros, aqui eu tenho mil vezes mais. Segurança de trabalho, segurança na rua, opções de atividades, não necessito de carro, não terei que pagar escola privada pros meus filhos, etc. Sem contar que minha namorada esses meses teve que fazer uma cirurgia que no Brasil não sairia por menos de 100mil reais tudo e aqui ela pagou quase nada (500 euros creio) pra fazer com o melhor cirurgião ginecologista da área na França e quarto privado no hospital com direito a cama pro acompanhante enquanto internada. 

Sinceramente, sou contra o estado de democracia social, mas ver os impostos voltando pra mim com o que passou com minha namorada é muito bom.

Espero que o posto tenha servido um pouco pra refletir sobre se mudar pro exterior. Qualquer pergunta, pode pôr nos comentários!

Punk de Gravata


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fechamento Junho 2020