sexta-feira, 8 de maio de 2020

Fechamento Objetivos Q1 2020

Fala pessoal,

Vamos a nossa primeira revisão de objetivos de 2020. Decidi fazer de maneira Quadrimestral pois assim tem-se tempo de ver se os hábitos estão se formando e de corrigir a rota do barco antes do fim do ano (mentira, é só preguiça de fazer mensalmente). Vamos la...



Objetivos Financeiros

- Atingir a meta que tinha sido fixada pra 2019, acumular R$ 150.000,00
Bom, apesar da crise do Coroleo ter pego todo mundo de surpresa, se as coisas continuarem andando como estão atualmente essa meta será provavelmente cumprida.

Os próximos meses serão complicados de aportar pq inventei de entrar em uma espécie de programa de compra de ações da empresa que trabalho. Eu, como funcionário, teria uma redução de 40% na compra de uma grande quantidade de ações da empresa (na época em seu all times high). Pensei "Que oportunidade, vou encher o bolso!". Acordo fechado, nas semanas seguintes vi o preço da ação desabar pra metade do que eu paguei (desconto já considerado!). Imaginem a frustração! Como o contrato já tinha sido assinado, vou ter uns 30% do meu salario descontados durante 3 meses para pagar as ações que me comprometi a comprar em all times high :( . Ou seja, bye bye aportes nos próximos meses.

Por ultimo, estou pensando em ir liquidando meu investimento em tesouro Selic aos poucos e ir aportando em ações durante essa queda no mercado. Creio que os impactos nos preços vão durar alguns meses ainda, portanto penso em ir liquidando durante um período de 5-6 meses a totalidade do tesouro que tenho. Como mostrado aqui, tenho caixa caso precise de liquidez (só que em outra moeda).

- Fazer o fechamento mensal religiosamente
Esse aqui é um objetivo que deixei bastante a desejar. Apesar de sempre ter feito um "controle mensal" olhando rapidamente os dados no meu pc, passei longe do objetivo principal de manter um bom registro e traçabilidade usando o blog. Além disso, compartilhar esses fechamentos aqui tem a importante função de me inserir em discussões produtivas em posts de colegas poupadores ou nos meus.
Agora que já montei mais ou menos uma estrutura de post pra fechamento que gostei (aqui), pode ser que consiga cumprir essa meta.

Objetivos de Saúde

- Cuidar da minha escoliose
Comecei a fazer a natação duas vezes por semana em fevereiro. Consegui seguir mais ou menos a risca ate meio de março, quando o isolamento social começou aqui. Um mês e meio me mostraram que a natação é um esporte que me agrada porém não creio que vá fazer muita diferença na escoliose. Por ai minha técnica tenha que melhorar.

Uma coisa sim que me agradou muito na natação foi que é um esporte bastante "mindfulness". Na hora de nadar vc tem que estar focado na sincronização de braços, pernas e respiração, na realização do movimento, no seu corpo, emfim, no presente. Um bom exercício pra quem não consegue praticar meditação.

Outra opção que tentei foi o Yoga. Esse sim parece dar melhores resultados so que achei muiiiito chato. Vou continuar tentando pq vi que dava um pouco de benefícios, mas digo que vai ser difícil criar o habito.

- Reduzir o consumo de tabaco. 
Consegui manter o consumo limitado aos finais de semana 90% desse Q1. Gostaria de ser como uma dessas pessoas que do nada cortam 100%, mas ja tentei e não consigo. Não vou muito insistir nesse ponto pq tenho até vergonha de não deixar.

- Praticar um exercícios regularmente.
Tentei o yoga e a natação como descritos anteriormente, mas fui interrompido pelo isolamento social. Tentei começar a correr mas as minhas costas doem demais por conta da escoliose. Academia também não vão abrir nem tao cedo de novo. Vou tentar manter e insistir no yoga pra ver se gosto e tentar achar uma segunda atividade esportiva.

Objetivos de Desenvolvimento pessoal 

O único ponto nesse tópico que eu realmente fiz algo foi o de leitura. Sou um leitor de lua, as vezes passo 2 semanas sem querer nem ver um livro e as vezes sento e passo horas e horas lendo. Ter uma hora reservada pra ler, ajuda demais. No meu caso era os 80 min dos trajetos de ida e volta do trabalho. Li os seguintes livros esse ano:
Como não estou com vontade de sentar e estudar idiomas, com exceção do livro 3 e 5, li todos os livros em seus idiomas originais.

1-Foundation (Isaac Asimov): Gostei bastante. Vou ler a sequência com certeza.
2-Admirável mundo novo (Adous Huxley): Me decepcionou nas expectativas. Sempre ouvi falar que era muito bom mas achei bem mais ou menos e bastante ralo.
3-Fahrenheit 451 (Ray Bradbury): No quesito prender a atenção achei melhor que o 2. O enredo que é um pouco fraco. Minha opinião é que não me desgostou, mas não sei se recomendaria também.
4-O estrangeiro (Albert Camus): Não sei o que dizer desse clássico. Me apeguei ao enredo de uma maneira que não compreendo pois creio que seria entendiante para muitos. Me senti bastante identificado com a passividade e a indiferença do personagem a sua vida e ao seu redor (algo a repensar).
5-Anatomia do estado (Murray Rothbard): livro bastante curto e direto. Boa exposição da visão de como o estado se organiza de uma maneira "criminosa". Como o estado, algo por definição improdutivo, consegue ter tanto poder sobre as vidas das pessoas e como se fortifica usando a coerção e o roubo dos bens dos seus cidadãos. Boa leitura para os que ainda acreditam que um grande estado forte e unificado é a solução para os problemas do brasil
6-Teoria King-Kong (Virginie Despentes): primeiro livro nos temas mulher, feminismo que leio. Super curto. Minha namorada recomendou e a verdade é que até gostei. A autora não vitimiza ninguém e expõe seus pontos com uma sobriedade que me impressionou. Tenho que admitir que estava com pé atras pois detesto esses discursos com demagogia, mas esse Virginie me surpreendeu com sua sobriedade e realismo.


Objetivos de Hobbies

Claramente não dei a atenção que deveria ao blog.
Comprei meu violão e já comecei a tirar umas musicas. Comprei um modelo beeeem barato mas que me esta agradando bastante. Já tirei até decorei umas cifras. Me lembrei que sou maliiiiiissimo para me lembrar de cifras. Já tentei tocar a mesma musica 30 vezes que ainda esqueço no dia seguinte. Estou gostando bastante então a viola com certeza continua nos planos.

2 comentários:

  1. boas metas
    boa vida

    acompanhando

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez comprei um violão, mas não funcionou, não consegui tocar nada, rs.
    Tem pessoas que nascem só para ouvir. Estou neste grupo.
    abraço

    ResponderExcluir

Fechamento Junho 2020