domingo, 3 de maio de 2020

Fechamento Abril 2020

Saudações pessoal,

Como prometido, tentarei aos poucos ir fazendo um fechamento menos seboso e com mais detalhes.  Vou tentar focar a apresentação nas informações que gostaria de compartilhar e discutir com vocês.

Vamos começar pela composição da carteira:


Dada a recente disparada do cambio, a porção que Euros e BTC passaram a representar na minha carteira ficou maior que todos os outros ativos juntos!

Os euros que estou acumulando representam minha reserva de emergência (já tenho 9 meses de gastos com meta de 12). Existe a possibilidade que em um futuro próximo utilize essa grana como entrada em algum investimento imobiliário aqui na França. Minha expectativa é de que a crise baixe os preços dos imoveis que estão, na minha opinião, loucamente sobreprecificados.

Quanto às criptos, sigo a estratégia de trade que descrevi aqui. Programei meus critérios em alarmes no meu celular e esses me indicaram dois trades esse bimestre (220€ de lucro). Uma das melhores decisões esse ano foi criar essas regras de trade, elas evitam bastante a ansiedade gerada pela contante observação do mercado.

Minha carteira de ações está com a seguinte composição:

Nesse último bimestre houve uma liquidação de uma parte do Tesouro SELIC pra fazer aporte em UGPA3, MDIA3, EZTC3, ENBR3 e ITSA4. Os aportes nas duas primeiras foram emocionais e sem análises, simplesmente pra pra respeitar os objetivos de alocação. Sinceramente, me arrependo um pouco. Os outros aportes foram deliberados e estou contente com as escolhas.

Uma novidade da carteira nesse fechamento é a entrada de FIIs.


Por enquanto FIIs representam uma poção bastante tímida na minha carteira, 2%. A sensação de ter grana pingando todo mês é muito boa, mas infelizmente não tenho muito tempo pra investir no estudo desse tipo de ativo.

No quesito renda fixa só tenho dois ativos, um CDB e tesouro Selic. Liquidei uns 20% do tesouro Selic esse último bimestre pra fazer aportes durante a queda do Coroleo. Por enquanto não me arrependo nada. Dado o meu grande hedge cambial, sinceramente mesmo a ideia de ir full RV no Brasil não me parece loucura.

Os próximos meses são uma incógnita para mim. Não sei se transfiro uma grana pro BR pra aportar nessas maravilhas de promoções, ou se guardo meus € pra terminar minha reserva de emergência e futuros investimentos aqui. Existe ainda uma terceira opção que é continuar liquidando tesouro Selic aos poucos pra comprar ações, 20% ao mês talvez(?). Aceito conselhos !!!!! hahahaha

Valeu por acompanhar galera, 

Até logo!
Punk de Gravata

O que uso para gerenciar minhas carteiras, acompanhar dividendos e gerar gráficos? --> Sétimo Digito.

IMPORTANTE: As informações contidas nesse blog não constituem qualquer tipo de indicações de investimento.

3 comentários:

Fechamento Junho 2020